Páginas

Translate

24 de mai. de 2014

CIDADE DE SÃO PAULO

Me perguntam se achava possível uma solução para o caos da movimentação urbana da cidade de São Paulo.
1. Todas as grandes cidades têm trânsito nos horários de pico, algumas até mais que S.Paulo, mas nenhuma é pior que aqui fora destes picos.
2. Investiram dinheiro nos estádios para a Copa, mas a parte que se referia à movimentação urbana, segundo li, só tem 11% executado (e esta é uma das principais reivindicações nos movimentos de junho/2013)
3. Faz-se novas avenidas, túneis e viadutos, que logo depois da inauguração se mostram congestionados como tudo (caso do Rodoanel).
4. Pessoas com alguma deficiência só arriscando a vida para utilizarem o metrô nos horários de pico, que também se apresenta além da capacidade.
5. Bairros mais centrais com infra-estrutura urbana fazem parte das tendências públicas para que se aglomerem mais, tentando evitar a dispersão e ocupação populacional nas regiões não atendidas pelos equipamentos urbanos (como se os atuais sistemas de redes de água e esgoto fossem de dimensões ilimitadas!)
6. Corredores de ônibus com horários têm causado grande confusão, e não demonstrou, exceto nos primeiros dias, a eficiência esperada.
7. Na década de 50 o país era 90% rural e 10% urrbano. Hoje é exatamente o inverso. Entre muitas razões, a principal é não haver políticas públicas que mantenha o homem no campo (esforço que tem feito muitos países subsidiando a pequena agricultura, motivo de crítica, por exemplo do ex presidente Lula, que tais medidas penalizavam os países em desenvolvimento - leia-se aqui que atrapalhavam nossas exportações) .
8. Convidado por vários partidos para ser candidato à prefeitura de SP, o urbanista e ex prefeito de Coritiba, Jaime Lerner (que resolveu grande parte do trânsito de N.Y., entre outras interferências bem sucedidas) jamais aceitou.
9. Tudo que se faz e se continua fazendo na área de movimentação urbana em SP tem se demonstrado inútil (ontem, 23/05/2014, a cidade registrou o maior trânsito da sua história, e não foi véspera de feriado, apenas uma chuvinha à toa)
10. A meu ver, como pensava o ex prefeito Figueiredo Ferraz, a única solução para um futuro melhor é a cidade parar de crescer! Foi quando me perguntaram se via uma solução. Esta é a solução, e o Estado tem como fazer isso com gente que pensa grande, com políticas corajosas e adequadas, exatamente o inverso do que vem fazendo há anos.

Um comentário:

  1. Eu penso diferente...
    1) Se todas as pessoas fossem obrigadas a perder 20 kgs, o transporte publico ganharia 20% a mais de capacidade sem nenhum investimento e as pessoas teria sobra de caixa por comprar menos alimentos.
    2) Se todo mundo dormisse no emprego, só teriamos picos nas segundas pela manha e na sexta a tarde, mas isso poderia ser suavizado se tivessemos 3 tipos de semana, uma de segunda a sexta para um tipo de trabalhadores, outra de terça a sábado e uma de quarta a Domingo... mas mesmo assim todos os trabalhadores fariam apenas 2 viagens por semana, uma de ida e outra de volta.
    3) Se as escolas fossem construídas dentro dos empregos, o cidadão apenas marcava o ponto de saída e já gritava presente e não tinha que fazer mais um deslocamento.
    4) Os empregos também poderia ser todos juntos a shopping centeres assim ninguém precisa procurar vaga nos estacionamentos e a vida seria um paraíso, já pensou trabalhar, estudar e morar dentro de um shopping e todas as suas possíveis alegrias?
    Tá vendo, com 4 ideias, investimento zero, tá resolvido o problema.

    ResponderExcluir