Páginas

Translate

17 de mai. de 2015

O BALDE DE GUDES CHAMADO PIB

O nome dele é Luzita, só mais um garoto da minha rua, que dia desses me perguntou (ele ouvia falar todos os dias e não entendia), o que era o PIB?

Então eu disse:

-- Essa é fácil, mas se o Cristiano Ronando é melhor que o Messi, isso eu não sei.

Pensei um pouco antes de começar e falei de uma vez:

-- PIB é uma coisa simples, Luzita, se tudo o que o país faz e os impostos associados à produção fosse trocado por bolinhas de gude e colocado num balde, esse balde se chamaria PIB (produto interno bruto).

-- E é com essa bolinhas que o Estado pagará os investimentos e outras obrigações legais.

-- Se ao fim de um período, sobrarem bolinhas, o país cresceu, coisa que todos sentirão, além dos números, pela maior oferta de trabalho e salários com maior poder de compra.

-- Não é necessário ser economista e entender a linguagem cifrada com base na matemática avançada, misturada à magia de se fazer resultados que se deseja, pra saber se vamos bem ou não.

-- Agora, presta atenção, Luzita. Cada bolinha destas sempre está associada a algum tipo de trabalho, então quando alguém ganha um centavo de qualquer outra maneira, tira indevidamente algumas bolinhas do balde, que é propriedade de todos. Em outras palavras, é o mesmo que dizer: esse alguém está roubando dos verdadeiros donos.

-- Muito diferente de ladrão de carro, de botijão de gás, de supermercado ou de bancos. Essa vontade malévola de enriquecer sem trabalho e grandes riscos, que inspira atenção além do corpo físico, armada de tacapes hodiernos e respaldada sempre por alguma espécie de poder, mata aos poucos os muitos que levam nas costas a nação.

--  Além disso, esse roubo que lesa a pátria não é só dos que enfiaram a mão, mas também dos gastos errôneos e desnecessários do Estado,  cujas bolinhas do balde correspondentes aos impostos, acrescido de dos outros tributos, não dão conta de cuidar bem desse precioso balde, que tem que ceder mais outras tantas bolinhas que não devia nem podia, e que o "economês" oficial sabe que aritmética sem magia não pode explicar.

-- Entendeu, Luzita?

O garoto ficou calado me olhando com um ar estranho, demorou um pouco e disse:

 -- o Cristiano Ronaldo joga muito melhor que o Messi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário